Carta de Dom Bosco por ocasião da festividade de São Francisco de Sales

CARTA DE DOM BOSCO POR OCASIÃO DA FESTIVIDADE DE SÃO FRANCISCO DE SALES, 1883
(tradução livre da carta retirada do livro The Little Way of Homeschooling)

Parece que as palavras do Santo Evangelho, que falam a nós do Divino Salvador descem do Céu à terra para congregar todas as crianças de Deus dispersas pelo mundo inteiro, poderiam ser aplicadas literalmente aos jovens dos nossos tempos. Elas constituem a mais vulnerável e valiosa parte da sociedade humana. Nós depositamos as esperanças do futuro nelas, e elas não são corrompidas por sua natureza.... Esses jovens realmente têm necessidade de que alguma pessoa carinhosamente cuide deles, trabalhe com eles, guiá-los na virtude, mantê-los em segurança.
Quando professores são vistos como superiores e não mais como pais, irmãos e amigos, eles são temidos e muito pouco amados. Então se você deseja que todos sejam um coração e uma só alma novamente pelo amor de Jesus, você deve romper essa barreira fatal de desconfiança, e substituí-la com um espírito de confiança em você.
Como, então, poderemos romper essa barreira? Através de um relacionamento informal e amistoso com os jovens, especialmente na recreação. Você não pode ter amor sem essa familiaridade, e onde este amor não é evidente não pode haver confiança. Se você quer ser amado, você deve deixar claro que você ama. Jesus Cristo se fez pequenino com os pequeninos e suportou as nossas fraquezas. Ele é o nosso mestre no assunto da aproximação amistosa.
Geralmente o sistema que devemos adotar é o chamado Preventivo, que consiste em dispor de tal forma os corações dos estudantes que eles queiram por si mesmos fazer o que lhes pedimos sem necessidade de violência externa. Eu gostaria de pensar que os meios de coerção nunca devam ser usados, mas apenas e exclusivamente aqueles meios sugeridos pela paciência e pela caridade.... Se, contudo, eu desejo ser um pai de verdade para essas crianças, então eu devo ter um coração de pai, e não aplicar a repressão e a punição sem razão e sem justiça, e apenas fazê-lo como alguém que o faz sob pressão e por causa de um dever.
Quantas vezes na minha carreira eu tive que me convencer dessa grandiosa verdade! É certamente mais fácil perder a paciência do que ser paciente; ameaçar jovens do que argumentar com eles. Eu diria que combina mais com a nossa falta de paciência e nosso orgulho punir aqueles que nos oferecem resistência, mais do que aguentá-los com firmeza e com bondade... [mas] se nós desejamos saber como comandar, que então sejamos cuidados e aprendamos antes a obedecer, e antes e acima de tudo, que nos façamos amados em vez de temidos...
Em certos momentos mais sérios é mais útil se voltar a Deus, se humilhar diante de dEle, do que deixar fluir uma torrente de palavras que, por um lado apenas ferem os que as ouvem e por outro lado não ajuda em nada aqueles que as merecem. Quando nós vemos nossos esforços se mostrando ineficazes, e nós temos apenas espinhos e arbustos para mostrar nossos trabalhos, creia-me, devemos suprimir os métodos defeituosos de disciplina
Deus não está no furacão, o que Santa Teresa interpretou como “que nada te perturbe”. Nosso querido São Francisco de Sales costumava dizer “eu tenho medo de perder em um quarto de hora aquela pequenina bondade que eu consegui reunir gota por gota ao longo de vinte anos”. Qual a vantagem em falar com alguém que não está ouvindo? Uma vez ele foi repreendido por ter lidado com excessiva gentileza com um jovem rapaz que havia seriamente ofendido sua mãe. Ele respondeu: “Esse jovem rapaz não seria capaz de tirar nada de bom de uma repreensão minha, pois sua atitude miserável tirou dele toda razão e bom senso. Uma correção dura não teria feito nada por ele, e teria me feito muito mal, fazendo com que eu agisse como aquelas pessoas que se afogam tentando resgatar outras. ”
Pessoas jovens normalmente precisam ser convencidas de que nós temos confiança na sua habilidade de melhorar, e sentir que há uma mão bondosa para ajudá-las. Você obtém mais com um olhar amigo, com uma palavra de encorajamento que dê ao coração nova coragem, do que você obtém com a repetição de censuras, que servem apenas para chatear e enfraquecer o entusiasmo. Usando esse sistema, eu já vi conversões reais entre pessoas que, de outra forma, teriam sido impossíveis. Todos os jovens têm seus dias ruins – você também teve os seus! Deus nos ajude se nós não tentarmos ajudá-los sem trazer problema a eles. Algumas vezes simplesmente fazer com que entendam que você não acha que agiram por malícia é o suficiente para garantir que eles não caiam no mesmo erro novamente.
Lembrem-se de que a educação é coisa do coração, do qual Deus é o único mestre, e nós seremos incapazes de realizar qualquer coisa a menos que Deus nos ensine, e ponha em nossas mãos as chaves. Que nós lutemos arduamente por nos fazer amados, e nós veremos as portas de muitos corações sendo abertas com grande facilidade, e unindo-se a nós em cânticos de louvor e bênção àquele que se fez nosso modelo, nosso caminho, nosso exemplo em tudo, mas especialmente na educação dos jovens. Rezem por mim e creiam em mim, seu pai amoroso e amigo,
Frei João Bosco
Festividade de São Francisco de Sales, 1883



***********************************************************************************************
Ressalva:
Percebo que algumas pessoas me pedem UM livro para educarem em casa, como se isso fosse suficiente. Não existe nenhum livro que encerre em si todas as suas necessidades.  Muitas pessoas querem não o "caminho das pedras" e princípios norteadores de seus estudos, mas um passo a passo mastigadinho, uma "receita de bolo" dizendo exatamente tudo o que elas devem fazer.

Não há nenhum livro de educação domiciliar nem nenhum método de educação que possa ser 100% aplicado a todos os estudantes de forma igual. Penso que todo tema de educação requeira discernimento dia pais para seu uso, pois cada criança é única e deve ser tratada segundo suas necessidades. Há princípios de educação que podem ser aplicados a todos, mas requerem uma formação ampla e constante por parte do educador, além de discernimento.

Todos os pais homeschoolers que conheço estão convencidos de que precisam preencher enormes lacunas na sua formação. E essa convicção aumenta a cada livro que leem, a cada palestra a que assistem. Não há um guia prático definitivo sobre educação em casa. A saída é o estudo contínuo.

Isto dito, espero que a leitura deste blog ajude você em sua pesquisa.
~ Sem pressa e sem pausa ~

Comentários

Postagens mais visitadas