Teaching the Trivium

Autores: Harvey e Laurie Bluedorn 
(primeira parte do livro já foi traduzida para o português) 

Do casal Bluedorn, casal cristão protestante, o livro explica brevemente em que consiste o aprendizado pelo Trivium, as três vias, gramática, lógica e retórica. 

Explicam que tudo o que aprendemos bem foi aprendido pelo Trivium, que é também a forma natural de aprendizado da qual Deus se vale para ensinar a seu povo escolhido todas as coisas.

Após essa breve e acertada explicação, o casal trata de forma extremamente prática e direta sobre:
A responsabilidade pela educação das crianças;
O sistema escolarizado de ensino;
O que é o Trivium;
O ensino de idiomas;
O ensino da lógica formal;
O ensino da retorica;
Princípios para o a estudo de literatura;
Princípios para estudo de história;
Diferentes métodos e aplicações do homeschooling;
O Trivium na prática em suas fase;
Cronogramas de atividades diárias em famílias numerosas;
Artigo da Dorothy Sayers;
Curriculum;
Lista de materiais (em inglês) etc. 

Aviso que o capítulo de introdução é extremamente enfadonho e repetitivo. Os autores repetem  incansavelmente os versículos bíblicos que entendem justificar o homeschooling clássico. Várias pessoas param neste capítulo e largam o livro. Apenas pulem o que acharem repetitivo neste capítulo. O livro é excelente. 

Esse livro permite que você saia do "ponto morto", tenha uma visão geral prática do Trivium e consiga dar início à sua jornada no homeschooling

Percebo que algumas pessoas me pedem UM livro para fazerem homeschooling, como se isso fosse suficiente. Não existe nenhum livro que encerre em si todas as suas necessidades para fazer homeschooling. Mas certamente este é um ótimo começo. 

Alguns católicos criticam o uso deste livro por ser protestante. Eu não vi neste livro nenhuma contradição com os princípios católicos de educação, por isso indico sempre.

Evidentemente que a visão protestante do casal influenciará sua forma de ver a educação (como fica evidente no capítulo de introdução).

Porém, como disse, não há contradição com a fé católica. Há apenas algumas observações de cunho protestante (clara a ênfase à Bíblia em detrimento da tradição e do magistério, o que já era de se esperar...) que qualquer católico de formação mediana é capaz de verificar e avaliar como e em que medida levará essas observações à prática do seu próprio homeschooling. 

Ademais, não há nenhum livro de homeschooling nem nenhum método de educação que possa ser 100% aplicado a todos os seus filhos de forma igual. 
Penso que todo tema de educação requeira discernimento dos pais para seu uso, pois cada criança é única e deve ser tratada segundo suas necessidades. 

Quando entrei no mundo da educação, pessoas mais experientes me avisaram que eu teria que ler muita coisa até começar a conseguir avaliar o que é útil para mim e o que não é. Quando eu indico esse livro como sendo um excelente começo, percebo que muita gente entende que o estou indicando como se fosse a única leitura necessária para fazer uma boa educação em casa, uma espécie de "Bíblia da Educação Domiciliar". Não é o caso e nem isso existe. 

Percebo que muitas pessoas querem não o "caminho das pedras", mas um passo a passo mastigadinho dizendo exatamente tudo o que elas devem fazer. Se está é a sua expectativa diante desse livro (ou de qualquer outra indicação de livro sobre homeschooling), eu sugiro a você que veja esses dois vídeos da Camila Abadie e do Rafael Falcón e repense se a educação domiciliar é realmente o que você busca para sua família.

Todos os pais homeschoolers que conheço estão convencidos de que precisam preencher enormes lacunas na sua formação. E essa convicção aumenta a cada livro que leem,a cada palestra que assistem. 

Não há um guia prático definitivo sobre educação em casa. 

Obs: a primeira parte deste livro está traduzida para o português pela editora Monergismo e se chama Ensinando o Trivium. Infelizmente, não há previsão para a tradução da segunda parte. O livro pode ser encontrado em espanhol pelo site da Amazon. 

Comentários

Postagens mais visitadas